Escrivaninha rosa com duas cadeiras infantis

Coluna: designer de interiores Karen Martins, da @ka.martins

Quem disse que o quarto é um lugar só para dormir? Pois bem, o quartinho da criança pode ser o espaço ideal para o estímulo do estudo, das brincadeiras e da imaginação. Por isso, por que não criar um cantinho da leitura bem divertido e aconchegante? Mas como você pode transformar o quartinho num pedacinho especial da casa? A gente conta pra você logo abaixo!

Cantinho da imaginação

As crianças adoram criar, imaginar, fazer arte e explorar o universo em que vivem. Computadores, celulares e jogos virtuais podem ser bastante atrativos para os pequenos, mas é possível criar uma espécie de refúgio, distante dos eletrônicos, que estimule outros sentidos e una o melhor de cada mundo: o da diversão e da imaginação, afinal, a criança se desenvolve muito nos momentos lúdicos!

Estímulo às aulas online

Outra vantagem de se ter um cantinho da leitura é acomodar as crianças que já têm aulas online, devido às mudanças nos estudos por causa da pandemia. Sabemos que essa nova rotina, às vezes, é cansativa para a criança, mas um ambiente confortável e estimulante pode ajudar muito em todo o processo. Melhor ainda: pode ser um espaço propício para pais e filhos passarem um tempo juntos, lendo histórias e estreitando os laços de afeto.

Você acha que, pra isso, precisa de uma biblioteca extensa ou fazer mudanças drásticas dentro de casa? Imagina! Com algumas ideias práticas, interativas e funcionais, você pode criar um ambiente legal e educativo.

7 dicas práticas para montar um cantinho da leitura

Confira algumas dicas de como fazer isso:

1- Antes de colocar a mão na massa, analise bem o espaço, para ver como pode aproveitar melhor o ambiente. É importante que a criança se sinta confortável e que tenha espaço para circular;

2- Caixas, móveis, cestos organizadores ou outros materiais são super bem-vindos! São ótimos recursos para deixar os brinquedos em ordem e com fácil acesso;

3- Nichos ou armários também são elementos importantes, tanto aqueles feitos em madeira como os comprados prontos. Invista neles sem medo!

4- Deixe os brinquedos e os livros sempre visíveis em prateleiras ou suportes que fiquem ao alcance da criança. Essa autonomia ajuda muito no desenvolvimento dos pequenos!

5- As crianças precisam de espaço para se moverem, brincarem. Por isso, capriche no espaço de circulação do quarto, com conforto;

6- Já pensou que bacana seria um cantinho para o seu filho expor desenhos, tarefas e atividades que ele mesmo fez? Deixe a criatividade fluir e exponha tudo em um mural;

7- Aposte em roupas de cama bem coloridas, almofadas, tapetes, pufes, adesivos e papel de parede. O quartinho fica cheio de charme e aconchego!

Lembre-se de que os pequenos mudam rapidamente de fase e de interesse. Por isso, é sempre uma boa ideia trabalhar com móveis adaptáveis para as próximas etapas, como as bancadas de estudo, por exemplo.

A claridade e a neutralidade também fazem toda a diferença no cantinho das crianças! Portanto, ao investir em tons mais neutros, você pode aos poucos ir mudando cores, temas, trocar adesivos, papel de parede e objetos, de acordo com a transição infantil.

Se você ainda tem dúvidas de como montar um cantinho da leitura todo especial ou reorganizar o quarto dos seus filhos, não esquente a cabeça! Mande uma mensagem pra nós. A gente vai ter o maior prazer em tirar todas as suas dúvidas sobre os acessórios e ajudar a construir o cantinho ideal para o seu pequeno.

ka-martins-tamanho-certo

Karen Martins (@ka.martins)

Karen Martins é designer de interiores, especializada em quartos e brinquedotecas e idealizadora do curso online Baby. Formada em administração e gestão de projetos, uma apaixonada por decoração e pelo universo infantil.

Deixe uma resposta